Entrevista: Conversa Literária

Publicado originalmente em

SEEDUC

Um bate-papo sobre Literatura e a vontade de ler! É desta forma que o projeto “Conversa Literária” do Colégio Estadual André Maurois, localizado no Leblon, Zona Sul do Rio, vem conquistando os corações dos alunos do Ensino Médio. Desde o dia 16 de setembro, escritores e artistas estão visitando a unidade para participar de “rodas de conversa” com os estudantes. A ideia é trocar experiências sobre o mundo literário, reforçando a importância do hábito de ler.

Até o momento, artistas como Alexandre Damascena (ator e diretor teatral) e Marcos França (ator, diretor teatral e escritor) já foram à unidade e o cantor Marcelo D2 é um dos convidados a participar da ação, no mês de novembro. O próximo encontro irá acontecer no dia 7, próxima sexta-feira, com Júlio Ludemir e Ecio Salles, criadores da Feira Literária das Periferias (FLUPP) e do SLAM COLEGIAL.

O projeto visa desenvolver, a partir da leitura literária, as habilidades de interpretação e produção textual dos alunos. Eles participam dos encontros lendo suas próprias produções na abertura e discutindo sobre o papel da literatura na sociedade. Segundo a professora e organizadora do projeto, Cintia Barreto, o interesse dos estudantes pela leitura vem aumentando cada vez mais.

“O interesse é notório e os alunos já estão lendo e escrevendo mais do que antes da iniciativa. Estamos planejando um livro com as produções dos estudantes para sair em dezembro, ainda deste ano. Nós já realizamos um, em 2013, e este será ainda melhor devido ao projeto”, disse Cintia.

Ao fim de cada encontro, os alunos ainda são sorteados com livros que foram doados por editoras e pelos próprios convidados do projeto.

Entre em Contato
Cintia Barreto - Doutora em Literatura Brasileira Cintia Barreto