Artigo: Como se faz uma RESENHA CRÍTICA

Resenha crítica é um tipo de texto, não-literáriao, que apresenta uma apreciação sobre um objeto cultural. Pode ser um livro, um filme, uma peça teatral. Na resenha crítica, são descritas informações importantes sobre os objetos e atribui-lhes júizos de valor, a fim de compartilhá-los com os leitores que buscam opiniões anteriores. Em revistas, blogs e sites, é comum encontrarmos resehnas de livros.

Para uma resenha de um LIVRO DE LITERATURA (EM PROSA):

1º passo: informar a referência bibliográfica do livro ou escrever um título criativo.

Ex.: BARRETO, Cintia. Entre nós. Rio de Janeiro: Multifoco, 2018.  (Referências bibliográficas). (Pula-se uma linha do texto).

1º parágrafo: mini biografia do autor (a). Se houver um ilustrador, apresente neste parágrafo também ou estenda ao segundo parágrafo.

2º , 3º e 4º parágrafos: faça um resumo crítico da obra (sem escrever toda a história, mas seus elementos mais relevantes). Informe a quem é dirigido este livro. Informe o assunto e o discurso presentes no texto.  Apresente as principais características, estilística do autor, recorrências, o tipo de narrador, a construção do espaço, do tempo, dos persoangens principais, a seleção vocabular, as novidades linguísticas (se houver), o que difere esta obra das demais do mesmo gênero e período (ou oque a aproxima de um estilo e período). Verificar as semelhanças com outros autores seja pelo estilo, pela temática ou pelas estratóegias estilísticas ou pela utilização da linguagem. Se houver ilustração, informe a relação das ilustrações com o texto escrito. Chame a atenção para a técnica utilizada, para o traço marcante do ilustrador, para as cores, perspectivas, entre outras fatores relevantes para a compreensão da obra.

5º parágrafo: faça uma apreciação geral da obra e informe por que o leitor deve ler esta livro. Apresente um “julgamento” do livro. Seduza o leitor para a leitura da obra.

Agora é sua vez!

Com estas informações, tenho certeza de que você escreverá excelentes textos!

(Cintia Barreto)

 

Entre em Contato
Cintia Barreto - Doutora em Literatura Brasileira Cintia Barreto